O reconhecimento e a gestão das emoções é atualmente aceite como um fator crítico de sucesso dos profissionais de excelência, dada a sua aplicabilidade prática na melhoria dos relacionamentos interpessoais, no desenvolvimento motivacional, do próprio e dos outros, nos processos de influência e no combate e gestão do stress. Este curso, eminentemente prático, visa treinar competências no domínio da gestão emocional que permitam aos participantes desenvolver processos pessoais de adaptação e controlo comportamental, sustentados em propósitos motivacionais assumidos e valorizados. Desenvolver-se-á, igualmente, uma análise prática do stress, das suas causas e consequências e das estratégias de coping associadas à sua mitigação.
Datas: segundo semestre 2022
Modalidade: ONLINE – Live Training
Duração: 20 horas (5 sessões)
Horário: 14h00 – 18h00
Objetivos
No final deste curso os formandos deverão ser capazes de:
– Compreender a importância e o impacto da inteligência emocional nos profissionais de sucesso;
– Identificar as componentes da inteligência emocional;
– Identificar os principais obstáculos na gestão emocional e superá-los;
– Compreender a importância dos relacionamentos interpessoais no sucesso profissional e social;
– Dominar as técnicas principais de inteligência social nos contextos profissional e social;
– Identificar os gatilhos emocionais e manter o auto domínio, controlando as emoções;
– Dominar técnicas práticas de criação de propósitos motivacionais;
– Utilizar a comunicação para influenciar de forma positiva e motivadora;
– Identificar os sintomas de stress e as particularidades do stress profissional;
– Melhorar a capacidade de resiliência perante situações de stress ou adversas;
– Conhecer e dominar técnicas práticas de gestão de stress e coping.
Programa
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A Inteligência Emocional
1.1. Definição e evolução do conceito: de William James a Daniel Goleman e António Damásio;
1.2. O Coeficiente de Inteligência versus Coeficiente Emocional;
1.3. A Emoção versus a Razão: emoções, pensamentos, comportamentos e atitudes;
1.4. As bases biológicas da emoção: emoções primárias e secundárias; emoções positivas e negativas;
1.5. O impacto das emoções nos comportamentos, decisões e resultados;
1.6. As funções práticas das emoções no âmbito da sobrevivência do indivíduo e do profissional;
1.7. Os comportamentos e hábitos das pessoas emocionalmente inteligentes;
1.8. Exercícios de auto-diagnóstico emocional.
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Ferramentas de Gestão Emocional
2.1. Como utilizar as emoções? Perceber o âmbito e os resultados desejados;
2.2 A utilização adaptativa: lidar com as emoções adequando-as a cada situação;
2.3. Aprender a reconhecer e a interromper padrões de resposta emocionalmente indesejados;
2.4. Cultivar o otimismo e permanecer positivo perante as adversidades;
2.5. Gestão emocional dos relacionamentos e das interações;
2.6. As skills fundamentais da inteligência emocional e social e o seu impacto no sucesso;
2.7. Âncoras e posições percetivas;
2.8. Exercícios e dinâmicas práticas aplicadas.
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Aplicabilidade Prática da Inteligência Emocional
3.1. As competências da Inteligência Emocional e sua aplicação em contexto pessoal e profissional;
3.2. Auto consciência;
3.3. Auto controlo;
3.4. Auto motivação;
3.5. A consciência dos outros e a empatia;
3.6. Habilidades sociais;
3.7. Exercícios e dinâmicas práticas aplicadas.
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A Motivação Sustentada em Valores e Propósitos
4.1. Relação entre os valores e as convicções;
4.2. Valores de vida e valores contextualizados;
4.3. Valores da organização e do individuo;
4.4. Valores como motivação para atingir os objetivos pessoais e profissionais;
4.5. Demonstrar responsabilidade para responsabilizar;
4.6. Mudar comportamentos mudando convicções e propósitos;
4.7. A motivação intrínseca e extrínseca e a sua relação com as emoções;
4.8. A hierarquia de necessidades de Maslow e a sua pertinência;
4.9. Expectativas e influências antecipadas;
4.10. Características do decisor;
4.11. Processos de decisão e opções (gatilhos de dor e gatilhos de prazer);
4.12. Estados internos influentes;
4.13. Emoções imediatas na altura da decisão;
4.14. Avaliação analítica e subjetiva;
4.15. Resultados esperados e recompensas pessoais impactantes;
4.16. Satisfação e reforço dos propósitos;
4.17. A gestão da mudança e a natural resistência – pessoal e nos outros;
4.18. Exercícios e dinâmicas práticas aplicadas.
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A linguagem e a Comunicação no Âmbito do Processo Motivacional
5.1. Abstração e interpretação das mensagens;
5.2. Filtros percetivos;
5.3. Referencias internas/externas;
5.4. Adoptar uma atitude positiva e construtiva, abolindo bloqueios emocionais;
5.5. A sintonia/rapport:
5.6. A espelhagem;
5.7. A linguagem gestual
5.8. Saber escutar e desenvolver a empatia percepcionada;
5.9. Utilizar argumentos adaptados aos diferentes interlocutores e seus perfis psicológicos;
5.10. Compreensão do processo de influência e persuasão e sua utilização prática;
5.11. Tornar a mensagem assertiva escolhendo as palavras emocionalmente impactantes;
5.12. Gatilhos emocionais;
5.13. Exercícios e dinâmicas práticas aplicadas.
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Stress – Sinais e Sintomas
6.1. Definição de Stress;
6.2. Causas do Stress;
6.3. Identificação dos fatores de stress: internos e externos;
6.4. Sinais de Stress: alertas físicos; cognitivos e emocionais;
6.5. Sintomas de Stress: atenção; memória e irritabilidade;
6.6. Exercícios e dinâmicas práticas aplicadas.
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Stress Profissional
7.1. Os conflitos e o stress;
7.2. Dificuldades de comunicação;
7.3. Personalidade e estilos de vida;
7.4. O Síndrome de Burnout.
7.5. Exercícios e dinâmicas práticas aplicadas.
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Estratégias de Coping
8.1. Saber lidar com o stress e suas manifestações afetivas;
8.2. Técnicas proativas para evitar o stress;
8.3. Alteração de comportamentos;
8.4. Eliminação ou modificação das situações que criam ansiedade;
8.5. Exercer o controlo percetivo do significado;
8.6. Planeamento e controlo de atividades críticas e de recompensas;
8.7. As oito estratégias de coping;
8.8. Exercícios e dinâmicas práticas aplicadas.
Formador: José Pedro Martins
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e com Mestrado em Gestão de Empresas, a sua carreira profissional tem passado pelo desenvolvimento de negócios, conceção, implementação e acompanhamento de projetos de consultoria organizacional e formação especializada para quadros e gestores junto de organizações de referência em Portugal e em África.
Destinatários
Este curso destina-se a todos os que se revejam na melhoria das suas competências comportamentais e relacionais como fonte de sucesso profissional, com impacto na melhoria dos seus resultados profissionais e no equilíbrio pessoal.
Recursos
Acesso à Internet e um dispositivo (computador, tablet ou smartphone) com microfone e câmara
Condições
220 Euros – Associados APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção
260 Euros – Não associados APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção
Após a inscrição e pagamento, os participantes receberão um link de acesso à plataforma.
As ações de formação à distância serão transmitidas através de um sistema de videoconferência em que os formandos poderão participar e interagir em tempo real com o formador e até com os outros participantes, colocando as suas questões oralmente ou por escrito no momento.
No final da formação, os formandos terão acesso à documentação/apresentação.
Certificado da Formação Profissional emitido pela plataforma SIGO
Número de inscrições limitado e a inscrição só será válida após boa cobrança.
Desconto de 15% para inscrições de grupo (a partir de 3 inscrições)