Renovar o Cartão de Cidadão através da internet já é possível

 

 

Já é possível renovar o Cartão de Cidadão sem sair da casa. Para isso basta ter um computador com acesso à internet e ter um leitor de cartões, que pode comprar em qualquer loja de tecnologias, refere a SIC Notícias.

Depois disso, é só aceder ao site do Governo para a renovação do mesmo – aqui -, autorizar o acesso a algumas das suas informações pessoais, e aceitar o download do plug-in, que será solicitado, e que é a aplicação que permite fazer as alterações ao seu cartão de cidadão.

Entretanto, ser-lhe-á pedido o PIN de ativação, depois do qual só precisará de ir preenchendo os dados que lhe vão sendo pedidos e, por fim, concluir o pedido.

O PIN de ativação, saliente-se, é o código original de autenticação do seu Cartão de Cidadão e que lhe foi entregue quando recebeu a carta de notificação para levantamento do seu documento (Carta PIN).

O pedido de renovação do Cartão de Cidadão online só está disponível para os cidadãos portugueses com idade igual ou superior a 25 anos, e cujo documento de identificação perdeu a validade [para Cartões de Cidadão pedidos até final de Setembro de 2017 e emitidos com validade original de cinco anos]. Pode ser pedido, ainda, em caso de perda, roubo ou furto.

Se a pessoa que vai renovar o cartão estiver interditada ou inabilitada ou necessitar de acompanhante, o pedido tem de ser feito pelo seu representante legal.

Interessante! Partilhe.
Share on Facebook
Facebook
Share on LinkedIn
Linkedin
Email this to someone
email
Print this page
Print