Gestão da Presença em Redes Sociais

No atual contexto digital, marcado por uma constante evolução tecnológica e pela transformação dos hábitos de consumo e de comunicação, as redes sociais deixaram de ser meros canais de entretenimento ou de partilha pessoal para se afirmarem como plataformas estratégicas no ecossistema empresarial. Hoje, nenhuma empresa ou organização pode ignorar o impacto que as redes sociais exercem sobre a perceção da marca, o comportamento do consumidor e a competitividade no mercado.

As redes sociais são hoje espaços de interação, escuta ativa e influência. São, sobretudo, ferramentas poderosas para o lançamento de produtos e serviços, gestão de vendas, relacionamento com o cliente e posicionamento estratégico, ao longo de toda a cadeia de valor. No entanto, o seu uso exige conhecimento, planeamento e uma abordagem profissional e estruturada, sob pena de comprometer a reputação da organização ou de desperdiçar recursos valiosos.

É neste cenário que surge a formação “Gestão da Presença em Redes Sociais”, que se propõe a capacitar os participantes com uma visão crítica, atualizada e prática sobre a utilização das redes sociais nas suas diversas dimensões – comunicação, marketing, vendas, notoriedade e relacionamento com os públicos-alvo. A formação pretende também alertar para os riscos associados a uma presença desorganizada, incoerente ou reativa nestes canais, que podem prejudicar seriamente a imagem e os objetivos das organizações.

 

Datas: 10, 14 e 17 de novembro 2025

Modalidade: ONLINE

Duração: 9 horas (3 sessões)

Horário: 9h30 – 12h30

Objetivos

Dotar os participantes com os conceitos e instrumentos das redes sociais e o respetivo planeamento e gestão, de forma eficaz e produtiva

Programa

  • Social Media: enquadramento

O papel das redes sociais (social media) para as empresas, organizações e profissionais

Social Media Marketing: o que é? Que vantagens traz às empresas e organizações modernas?

  • Planeamento e gestão da presença em redes sociais

Análise e seleção de canais (redes sociais)

Definição e caraterização dos alvos (buyer persona)

Conteúdos: estudo prévio, definição e criação de conteúdos para as redes sociais

  • Redes sociais: breve análise e caraterização (caraterísticas, vantagens e riscos)

Instagram, Facebook, YouTube, LinkedIn, TikTok e WhatsApp

  • Plano de Ação: elaboração do plano de ações a desenvolver nas redes sociais

 

Formador: Carlos Soares

Licenciado em Comunicação Social. Formador Certificado pelo IEFP (CAP e CCP-E-Formador).

Formador e Consultor de empresas, tem desenvolvido projetos nas áreas de Marketing, Digital, Comercial, Desenvolvimento Pessoal e Internacionalização, desde 2000.

Desempenhou ainda funções em diversas empresas e entidades, como Diretor de Marketing, Responsável de Comunicação e Business Developer.

Destinatários

Todas as pessoas envolvidas em processos de liderança e gestão de equipas como forma de alavancar os resultados individuais e coletivos.

Todas as pessoas ligadas ao marketing.

Todos os interessados em aprofundar os seus conhecimentos nesta temática.

Metodologia

Métodos expositivos e ativos, exercícios práticos e de aplicação com recurso ao trabalho individual e colaborativo

Recursos

Computador com ligação à internet, webcam, som e microfone.

Valor de Inscrição

162,00 €  – Associados APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção
207,00 € – Não associados APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção

Após a inscrição e pagamento, os participantes receberão um link de acesso à plataforma.

As ações de formação à distância serão transmitidas através de um sistema de videoconferência em que os formandos poderão participar e interagir em tempo real com o formador e até com os outros participantes, colocando as suas questões oralmente ou por escrito no momento.

No final da formação, os formandos terão acesso à documentação/apresentação.

Certificação

Após a formação concluída com aproveitamento, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho, ficando associada ao Passaporte Qualifica – Registo Individual de Competências do/a formando/a.

Número de inscrições limitado e a inscrição só será válida após boa cobrança.

Desconto de 15% para inscrições de grupo (a partir de 3 inscrições)

Ficha de Inscrição IFORMA 2025
Formulário de Inscrição - Formação
Associado APCMC - Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção
Autorizo que o e-mail que indiquei infra seja utilizado pela IFORMA para divulgação de ações de formação e outras atividades por ela promovidas.

A IFORMA é uma entidade acreditada pela DGERT no âmbito da formação. Os dados pessoais ora recolhidos são os necessários à emissão do competente certificado de formação e são processados automaticamente, no âmbito da gestão interna da IFORMA, podendo, no cumprimento de obrigações legais a que esteja sujeita, ser facultados à DGERT e a entidades fiscalizadoras da sua atividade e da formação ( IEFP, AT…). Os titulares dos dados podem aceder à informação que lhes respeite e solicitar por escrito a sua atualização, correção ou eliminação, nos termos referidos na política de privacidade disponível em www.iforma.pt. O não fornecimento dos dados solicitados nesta ficha impedem a emissão do certificado de formação. Aceito facultar voluntáriamente fotocópia do Doc. de Identificação.
F001.04_D

Após submeter vai receber um e-mail com os dados preenchidos no formulário.

Privacy settings