Inteligência Artificial – O Essencial para uma Prática Informada e Eficaz

A Inteligência Artificial (IA) já não é apenas um tema reservado à ciência ou à ficção: é hoje uma realidade presente nas nossas rotinas pessoais e profissionais, com impacto crescente em quase todos os setores de atividade. Das ferramentas de produtividade aos assistentes virtuais, passando pela automatização de tarefas repetitivas e pela análise inteligente de dados, a IA está a transformar profundamente a forma como vivemos e trabalhamos.

Esta formação foi concebida para proporcionar uma introdução acessível, prática e orientada para a ação, ao mundo da IA. Os participantes terão oportunidade de explorar o que é a Inteligência Artificial, onde já está presente no quotidiano das empresas, e como pode ser integrada de forma eficaz e responsável nas rotinas profissionais e pessoais.

Num formato dinâmico e interativo, vamos trabalhar com ferramentas amplamente utilizadas, como o ChatGPT e outras aplicações de IA gratuitas, para que cada participante possa experimentar, simular e compreender o verdadeiro potencial destas tecnologias.

A formação inclui ainda espaço para debate, partilha de boas práticas e esclarecimento de dúvidas, porque mais do que saber o que é a IA, importa saber como usá-la de forma segura, ética e produtiva.

 

Datas: 6, 13, 20, 27 novembro e 4 dezembro 2025

Modalidade: ONLINE – Live Training

Duração: 10 horas (5 sessões)

Horário: 16h00 – 18h00

 

Objetivos

Compreender o impacto da IA, aplicações e como podem começar a integrá-la nas rotinas pessoais e profissionais, aumentando a produtividade, criatividade e eficiência

Programa

Sessão breve e dinâmica, com forte componente prática;

Apresentação de exemplos concretos de uso de IA (ex.: ChatGPT, etc);

Exercícios práticos e simulações com ferramentas gratuitas;

Espaço para debate e esclarecimento de dúvidas;

Partilha de boas práticas e dicas úteis para começar a aplicar a IA com segurança.

Destinatários

Todos os interessados na temática.

Recursos

Computador com ligação à internet, webcam, som e microfone.

Valor de inscrição

180,00 Euros – Associados APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção
230,00 Euros – Não associados APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção

Após a inscrição e pagamento, os participantes receberão um link de acesso à plataforma.

As ações de formação à distância serão transmitidas através de um sistema de videoconferência em que os formandos poderão participar e interagir em tempo real com o formador e até com os outros participantes, colocando as suas questões oralmente ou por escrito no momento.

No final da formação, os formandos terão acesso à documentação/apresentação.

Certificação

Após formação concluida com aproveitamento, será emitido Certificado de Formação Profissional através do Sistema de Informação e Gestão da Oferta Formativa (SIGO), de acordo com a Portaria n.º 474/2010 de 8 de Julho, ficando associada ao Passaporte Qualifica – Registo Individual de Competências do/a formando/a.

Número de inscrições limitado e a inscrição só será válida após boa cobrança.

Desconto de 15% para inscrições de grupo (a partir de 3 inscrições)

Ficha de Inscrição IFORMA 2025
Formulário de Inscrição - Formação
Associado APCMC - Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção
Autorizo que o e-mail que indiquei infra seja utilizado pela IFORMA para divulgação de ações de formação e outras atividades por ela promovidas.

A IFORMA é uma entidade acreditada pela DGERT no âmbito da formação. Os dados pessoais ora recolhidos são os necessários à emissão do competente certificado de formação e são processados automaticamente, no âmbito da gestão interna da IFORMA, podendo, no cumprimento de obrigações legais a que esteja sujeita, ser facultados à DGERT e a entidades fiscalizadoras da sua atividade e da formação ( IEFP, AT…). Os titulares dos dados podem aceder à informação que lhes respeite e solicitar por escrito a sua atualização, correção ou eliminação, nos termos referidos na política de privacidade disponível em www.iforma.pt. O não fornecimento dos dados solicitados nesta ficha impedem a emissão do certificado de formação. Aceito facultar voluntáriamente fotocópia do Doc. de Identificação.
F001.04_D

Após submeter vai receber um e-mail com os dados preenchidos no formulário.

Privacy settings