Avaliação de Empresas: o caso das PME

 

Os mais diversos e testados métodos de avaliação de empresas, nomeadamente direcionado para a dimensão e características intrínsecas das PME. O objetivo final passa por capacitar os formandos a avaliar para melhor decidirem, independentemente da necessidade requerida: compra, venda, avaliação pura, reestruturação, fusão.

 

Datas: brevemente

Modalidade: Online

Duração: 8 horas  – 2 sessões

Horário: 9h30 – 13h30

 

Programa

  1. Introdução ao Tema da Avaliação:
    • Value Base Management
    • Valor e Preço
    • Subjetividade da Análise
    • Perspetiva de Ativo Real e Financeiro
    • Valor da Empresa (Enterprise Value) e Valor dos Capitais Próprios (Equity Value)
    • O Processo de Avaliação de Empresas
    • Erros mais Comuns
    • Relatório de Avaliação
  2. Óptica Patrimonial
    • Valor Contabilístico
    • Valor Contabilístico Ajustado
    • Valor de Liquidação
    • Valor Substancial
    • Método de Inclusão do Goodwill
  3. Óptica de Mercado
    • Correções Demonstrações Financeiras
    • Método dos Múltiplos: Económicos e de Mercado
  4. Óptica do Rendimento
    • Preparação das Demonstrações Financeiras
    • Método dos Fluxos de Caixa Descontados (DCF)
    • Free Cash-Flow to Firm (FCFF) e Free Cash-Flow to Equity (FCFE)
    • Taxa de Desconto (WACC)
    • Valor Residual
  5. Case-Study

 

        Formador: Paulo Alcarva

Licenciado em economia e pós-graduado em mercados de capitais e gestão de carteira pela faculdade de economia da universidade do porto.
Experiência de 20 anos na área da banca de empresas, desempenhando funções de direção num dos maiores bancos nacionais, quer trabalhando com pme, quer com grandes grupos económicos.
Autor dos livros “a banca e as PME” (vida económica, 2013) e “o financiamento bancário de PME” (atual editora – grupo almedina, 2017).
“industry fellow” da católica porto business school (cpbs), com a docência de várias disciplinas de finanças empresariais. Docente de compliance e corporate governance no curso executivo de gestão bancária do instituto superior de gestão bancária.
Professor das disciplinas de “crédito bancário” e “crédito a empresas” no curso de técnicas e operações bancárias do instituto de formação bancária, entre 2011 e 2014.
Participante em workshops / seminários / conferências sobre banca de empresas e finanças empresariais , em várias instituições de ensino superior (cpbs, fep, iscap, isag).

 

               

 

Recursos

Computador com ligação à internet, webcam, som e microfone (ou auriculares de telemóvel) ou telemóvel com acesso à internet..

Valor da inscrição

140 Euros – Associados APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção
180 Euros – Não associados APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção

Após a inscrição e pagamento, os participantes receberão um link de acesso à plataforma.

As ações de formação à distância serão transmitidas através de um sistema de videoconferência em que os formandos poderão participar e interagir em tempo real com o formador e até com os outros participantes, colocando as suas questões oralmente ou por escrito no momento.

No final da formação, os formandos terão acesso à documentação/apresentação.

Certificado da Formação Profissional emitido pela plataforma  SIGO

Número de inscrições limitado e a inscrição só será válida após boa cobrança.

Desconto de 15% para inscrições de grupo (a partir de 3 inscrições)

 

Ficha de Inscrição
Formulário de Inscrição - Formação

Associado APCMC - Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção
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