Gestão de Tesouraria em tempo de crise

21 e 23 de outubro 2020

|| Online

|| 6 horas (2 sessões de 3h cada)

|| 14h30 – 17h30

 

Objetivo

Planificar a tesouraria e definir um orçamento. Metodologias de testes e ajustamentos a diferentes cenários. Descrição de instrumentos de mitigação de risco e de financiamento a picos de necessidade de fundo de maneio.

Programa

  1. Os impactos na tesouraria da crise Covid-19
  2. Responder à pressão financeira – Medidas de actuação imediata:
    1. Mapa de Tesouraria Previsional e com cenários;
    2. Gestão de Pagamentos;
    3. Gestão centralizada de tesouraria;
    4. Financiamento preventivo.
  3. Diagnóstico de Liquidez:
    1. Graus de Liquidez;
    2. Tesouraria Líquida: Fundo de Maneio e Necessidades de Fundo de Maneio
    3. Necessidades de Financiamento Permanentes e Temporárias
  4. Gestão do Ciclo de Exploração (Clientes, Fornecedores e Inventários)

 

        Formador: Paulo Alcarva
Licenciado em economia e pós-graduado em mercados de capitais e gestão de carteira pela faculdade de economia da universidade do porto.
Experiência de 20 anos na área da banca de empresas, desempenhando funções de direção num dos maiores bancos nacionais, quer trabalhando com pme, quer com grandes grupos económicos.
Autor dos livros “a banca e as PME” (vida económica, 2013) e “o financiamento bancário de PME” (atual editora – grupo almedina, 2017).
“industry fellow” da católica porto business school (cpbs), com a docência de várias disciplinas de finanças empresariais. Docente de compliance e corporate governance no curso executivo de gestão bancária do instituto superior de gestão bancária.
Professor das disciplinas de “crédito bancário” e “crédito a empresas” no curso de técnicas e operações bancárias do instituto de formação bancária, entre 2011 e 2014.
Participante em workshops / seminários / conferências sobre banca de empresas e finanças empresariais , em várias instituições de ensino superior (cpbs, fep, iscap, isag).

 

               

 

Recursos

Computador com ligação à internet, webcam, som e microfone (ou auriculares de telemóvel) ou telemóvel com acesso à internet.

Valor da inscrição

55 Euros – Associados APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção
65 Euros – Não associados APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção

Após a inscrição e pagamento, os Participantes irão receber um link de acesso para clicarem e entrarem na plataforma à hora marcada.

A formação será dada em formato Live Training – Online, à hora marcada.

Os participantes poderão participar, comentar, fazer perguntas, tirar dúvidas, por escrito ou por voz, em tempo real.

Certificado da Formação – SIGO
O número de inscrições é limitado e a inscrição só será válida após boa cobrança.
Desconto de 15% para inscrições de grupo (a partir de 3 inscrições)

Formações Disponíveis
Formulário de Inscrição - Formação

Associado da APCMC? *
Após submeter vai receber um e-mail com os dados preenchidos no formulário.