Negociar com a Banca

 

 

Este curso tem em consideração a relação umbilical que existe entre os Bancos e as PME, que torna inevitável a existência de um bom relacionamento entre as duas partes, até porque (praticamente) não existem alternativas de financiamento fora do espectro bancário. Neste sentido, é fundamental melhorar o poder negocial com o banco.

O primeiro passo passa por conhecer o negócio bancário: como decide a concessão de crédito, que tipo de informação privilegia e quais os atuais condicionalismos com que hoje são confrontados.

Passo seguinte é aprofundar o conhecimento sobre a oferta de produtos e serviços bancários, pois só assim se consegue escolher a melhor solução para as efetivas necessidades de financiamento.

Finalmente, é crucial que as empresas conheçam muito bem as condições contratuais “standard”, para que não sejam surpreendidas em nenhuma fase da vida do contrato de crédito.

O objetivo do curso passa, assim, por melhorar a capacidade de relacionamento entre as Empresas e a Banca, fortalecendo a capacidade negocial das Empresas.

 

Datas: novas datas brevemente – no caso de interesse pode enviar ficha de pré inscrição (no fim da página) e será avisado das novas datas

Modalidade: Online

Duração: 8 horas

Horário: a definir

 

PROGRAMA

1. O papel da banca na atividade das empresas
  • Evidenciar a importância da dívida bancária face à (praticamente) inexistência de alternativas de financiamento.
2. A decisão de crédito
  •  a análise económico-financeira: o que a banca valoriza e principais erros de análise dos bancos
  • qualidade e timing da informação
  • as garantias a prestar
  • shopping around
  • sinais de alerta
3. Oferta bancária
  • tesouraria
  • financiamento de médio e longo prazo
  • trade finance
  • gestão de risco
  • apropi ao investimento / sistemas de incentivos
4. Condições Contratuais
  • cláusulas de denúncia não financeiras
  • cláusulas de denúncia financeiras

 

        Formador: Paulo Alcarva

Licenciado em economia e pós-graduado em mercados de capitais e gestão de carteira pela faculdade de economia da universidade do porto.
Experiência de 20 anos na área da banca de empresas, desempenhando funções de direção num dos maiores bancos nacionais, quer trabalhando com pme, quer com grandes grupos económicos.
Autor dos livros “a banca e as PME” (vida económica, 2013) e “o financiamento bancário de PME” (atual editora – grupo almedina, 2017).
“industry fellow” da católica porto business school (cpbs), com a docência de várias disciplinas de finanças empresariais. Docente de compliance e corporate governance no curso executivo de gestão bancária do instituto superior de gestão bancária.
Professor das disciplinas de “crédito bancário” e “crédito a empresas” no curso de técnicas e operações bancárias do instituto de formação bancária, entre 2011 e 2014.
Participante em workshops / seminários / conferências sobre banca de empresas e finanças empresariais , em várias instituições de ensino superior (cpbs, fep, iscap, isag).

 

               

 

Destinatários

Empresários, gestores, diretores financeiros e colaboradores das empresas

Valor da inscrição

100 Euros – Associados APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção
150 Euros – Não associados APCMC – Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção

Após a inscrição e pagamento, os participantes receberão um link de acesso à plataforma.

As ações de formação à distância serão transmitidas através de um sistema de videoconferência em que os formandos poderão participar e interagir em tempo real com o formador e até com os outros participantes, colocando as suas questões oralmente ou por escrito no momento.

No final da formação, os formandos terão acesso à documentação/apresentação.

Certificado da Formação Profissional emitido na plataforma SIGO

Número de inscrições limitado e a inscrição só será válida após boa cobrança.

Desconto de 15% após 3ª inscrição da mesma empresa

Ficha de Inscrição
Formulário de Inscrição - Formação

Associado APCMC - Associação Portuguesa dos Comerciantes de Materiais de Construção
A IFORMA é uma entidade acreditada pela dgert no âmbito da formação. Os dados pessoais ora recolhidos são os necessários à emissão do competente certificado de formação e são processados automaticamente, no âmbito da gestão interna da iforma, podendo, no cumprimento de obrigações legais a que esteja sujeita, ser facultados à dgert e a entidades fiscalizadoras da sua atividade e da formação ( IEFP, at…). Os titulares dos dados podem aceder à informação que lhes respeite e solicitar por escrito a sua atualização, correção ou eliminação, nos termos referidos na política de privacidade disponível em www.iforma.pt. O não fornecimento dos dados solicitados nesta ficha impedem, designadamente, a emissão do certificado de formação.
F001.03_D
Após submeter vai receber um e-mail com os dados preenchidos no formulário.